Linhas de Ação PDSTIC

De Wiki - Prefeitura do Município de São Paulo
Ir para: navegação, pesquisa

FATIMA - Ferramenta de Acompanhamento de Tecnologia da Informação e Maturidade

Link para acesso à FATIMA



NOVA POLÍTICA MUNICIPAL DE GOVERNANÇA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO

O PDSTIC - Plano Diretor Setorial de Tecnologia da Informação e Comunicação é uma ferramenta que foi criada através do decreto Municipal 57.653 de 07 de abril de 2017.

Baixe aqui o Decreto Municipal

TUTORIAL FATIMA

Como utilizar a FATIMA - Ferramenta de Acompanhamento de Tecnologia da Informação e Maturidade






MANUAL DO USUÁRIO SETORIAL

Manual do usuário setorial



FÓRUM DE DISCUSSÃO

Fórum de Discussão Fatima


LINHAS DE AÇÃO DISPONÍVEIS

Elencamos todas as ações disponíveis no sistema para facilitar o entendimento do que deve ser registrado na FATIMA

Índice

Adquir

Adquirir ativos de microinformática desktop

Esta linha de ação deve ser utilizada para realização de processo de aquisição de computadores do tipo desktop. Pode ser utilizada para comprar ou recebimento de doação. No caso de doação a dotação orçamentária deve ser preenchida com 0 (zero).

Adquirir ativos de informática impressora

Esta linha de ação deve ser utilizada para realização de processo de aquisição de impressoras. Pode ser utilizada para comprar ou recebimento de doação. No caso de doação a dotação orçamentária deve ser preenchida com 0 (zero).

Adquirir ativos de informática outro

Esta linha de ação deve ser utilizada somente nos casos em que nenhum outro ativo de microinformática já listado atenda à necessidade do órgão. Foi criada para uso em exceções e casos pontuais. Exemplo: Leitor de código de barras.

Adquirir ativos de microinformática notebook

Esta linha de ação deve ser utilizada para realização de processo de aquisição de computadores do tipo notebook. Pode ser utilizada para comprar ou recebimento de doação. No caso de doação a dotação orçamentária deve ser preenchida com 0 (zero).

Adquirir ativos de microinformática projetor

Esta linha de ação deve ser utilizada para realização de processo de aquisição de projetores. Pode ser utilizada para comprar ou recebimento de doação. No caso de doação a dotação orçamentária deve ser preenchida com 0 (zero).

Adquirir ativos de microinformática scanner

Esta linha de ação deve ser utilizada para realização de processo de aquisição de scanners. Pode ser utilizada para comprar ou recebimento de doação. No caso de doação a dotação orçamentária deve ser preenchida com 0 (zero).

Adquirir ativos de microinformática servidor

Esta linha de ação deve ser utilizada para realização de processo de aquisição de computadores do tipo servidor. Pode ser utilizada para comprar ou recebimento de doação. No caso de doação a dotação orçamentária deve ser preenchida com 0 (zero).

Adquirir ativos de microinformática tablet

Esta linha de ação deve ser utilizada para realização de processo de aquisição de tablets. Pode ser utilizada para comprar ou recebimento de doação. No caso de doação a dotação orçamentária deve ser preenchida com 0 (zero).

Adquirir ativos de rede access point

Linha de ação deve ser utilizada para aquisição de equipamentos do tipo access point. Pode ser utilizada para comprar ou recebimento de doação. No caso de doação a dotação orçamentária deve ser preenchida com 0 (zero).

Adquirir ativos de rede Bridge

Linha de ação deve ser utilizada para aquisição de equipamentos do tipo bridge. Pode ser utilizada para comprar ou recebimento de doação. No caso de doação a dotação orçamentária deve ser preenchida com 0 (zero). Essa linha de ação visa melhorar a qualidade da rede do órgão.

Adquirir ativos de rede Firewall

Linha de ação deve ser utilizada para aquisição de equipamentos do tipo Firewall. Pode ser utilizada para comprar ou recebimento de doação. No caso de doação a dotação orçamentária deve ser preenchida com 0 (zero). Essa linha de ação visa melhorar a qualidade e segurança da rede do órgão.

Adquirir ativos de rede Hub

Linha de ação deve ser utilizada para aquisição de equipamentos do tipo access point. Pode ser utilizada para comprar ou recebimento de doação. No caso de doação a dotação orçamentária deve ser preenchida com 0 (zero). Essa linha de ação visa melhorar a qualidade da rede do órgão.

Adquirir ativos de rede repetidor

Linha de ação deve ser utilizada para aquisição de equipamentos do tipo Hub. Pode ser utilizada para comprar ou recebimento de doação. No caso de doação a dotação orçamentária deve ser preenchida com 0 (zero). Essa linha de ação visa melhorar a qualidade da rede do órgão.

Adquirir ativos de rede roteador

Linha de ação deve ser utilizada para aquisição de equipamentos do tipo roteador. Pode ser utilizada para comprar ou recebimento de doação. No caso de doação a dotação orçamentária deve ser preenchida com 0 (zero). Essa linha de ação visa melhorar a qualidade da rede do órgão.

Adquirir ativos de rede switch

Linha de ação deve ser utilizada para aquisição de equipamentos de rede do tipo switch.Pode ser utilizada para comprar ou recebimento de doação. No caso de doação a dotação orçamentária deve ser preenchida com 0 (zero).

Adquirir componentes de hardware bridge

Linha de ação deve ser utilizada para aquisição de componentes de hardware para manutenção ou upgrade em equipamento bridge. Pode ser utilizada para comprar ou receber doação de componentes para um bridge. No caso de doação a dotação orçamentária deve ser preenchida com 0 (zero).

Adquirir componentes de hardware desktop

Linha de ação deve ser utilizada para aquisição de componentes de hardware para manutenção ou upgrade em desktops . Pode ser utilizada para comprar ou receber doação de componentes. No caso de doação a dotação orçamentária deve ser preenchida com 0 (zero).

Adquirir componentes de hardware firewal

Linha de ação deve ser utilizada para aquisição de componentes de hardware para manutenção ou upgrade em equipamento de firewall . Pode ser utilizada para comprar ou receber doação de componentes. No caso de doação a dotação orçamentária deve ser preenchida com 0 (zero).

Adquirir componentes de hardware impressora

Linha de ação deve ser utilizada para aquisição de componentes de hardware para manutenção ou upgrade em impressora . Pode ser utilizada para comprar ou receber doação de componentes. No caso de doação a dotação orçamentária deve ser preenchida com 0 (zero).

Adquirir componentes de hardware monitor

Linha de ação deve ser utilizada para aquisição de componentes de hardware para manutenção ou upgrade em monitores. Pode ser utilizada para comprar ou receber doação de componentes. No caso de doação a dotação orçamentária deve ser preenchida com 0 (zero).

Adquirir componentes de hardware notebook

Linha de ação deve ser utilizada para aquisição de componentes de hardware para manutenção ou upgrade em notebooks. Pode ser utilizada para comprar ou receber doação de componentes. No caso de doação a dotação orçamentária deve ser preenchida com 0 (zero).

Adquirir componentes de hardware PABX

Linha de ação deve ser utilizada para aquisição de componentes de hardware para manutenção ou upgrade em equipamento de PABX . Pode ser utilizada para comprar ou receber doação de componentes. No caso de doação a dotação orçamentária deve ser preenchida com 0 (zero).

Adquirir componentes de hardware projetor

Linha de ação deve ser utilizada para aquisição de componentes de hardware para manutenção ou upgrade em projetores. Pode ser utilizada para comprar ou receber doação de componentes. No caso de doação a dotação orçamentária deve ser preenchida com 0 (zero).

Adquirir componentes de hardware radiocomunicação

Linha de ação deve ser utilizada para aquisição de componentes de hardware para manutenção ou upgrade em equipamentos de radiocomunicação . Pode ser utilizada para comprar ou receber doação de componentes. No caso de doação a dotação orçamentária deve ser preenchida com 0 (zero).

Adquirir componentes de hardware scanner

Linha de ação deve ser utilizada para aquisição de componentes de hardware para manutenção ou upgrade em scanners. Pode ser utilizada para comprar ou receber doação de componentes. No caso de doação a dotação orçamentária deve ser preenchida com 0 (zero).

Adquirir componentes de hardware servidor

Linha de ação deve ser utilizada para aquisição de componentes de hardware para manutenção ou upgrade em servidores. Pode ser utilizada para comprar ou receber doação de componentes. No caso de doação a dotação orçamentária deve ser preenchida com 0 (zero).

Adquirir componentes de hardware switch

Linha de ação deve ser utilizada para aquisição de componentes de hardware para manutenção ou upgrade em switches. Pode ser utilizada para comprar ou receber doação de componentes. No caso de doação a dotação orçamentária deve ser preenchida com 0 (zero).

Adquirir componentes de hardware telefonia móvel

Linha de ação deve ser utilizada para aquisição de componentes de hardware para manutenção ou upgrade em equipamentos de telefonia móveis . Pode ser utilizada para comprar ou receber doação de componentes. No caso de doação a dotação orçamentária deve ser preenchida com 0 (zero).


Adquirir equipamentos manutenção de TIC

Linha de ação deve ser utilizada para aquisição de equipamentos ou ferramentas necessárias para realização de suporte aos equipamentos de TIC. Entram nessa linha de ação: jogo de chaves, aspirador de pó, compressor entre outros.

Adquirir licença de software antivírus

Linha de ação deve ser utilizada para aquisição de licença de software antivírus. Pode ser utilizada para comprar ou recebimento de doação. No caso de doação a dotação orçamentária deve ser preenchida com 0 (zero).

Adquirir licença de software banco de dados

Linha de ação deve ser utilizada para aquisição de licença de software de banco de dados. Exemplo: MS SQL server, Oracle DB, etc. Pode ser utilizada para comprar ou recebimento de doação. No caso de doação a dotação orçamentária deve ser preenchida com 0 (zero).

Adquirir licença de software BI

Linha de ação deve ser utilizada para aquisição de licença de software de sistema de BI. Pode ser utilizada para comprar ou recebimento de doação. No caso de doação a dotação orçamentária deve ser preenchida com 0 (zero).

Adquirir licença de software gestão de ativos

Linha de ação deve ser utilizada para aquisição de licença de software de sistema para realizar gestão de ativos. Pode ser utilizada para comprar ou recebimento de doação. No caso de doação a dotação orçamentária deve ser preenchida com 0 (zero).

Adquirir licença de software gestão de demanda

Linha de ação deve ser utilizada para aquisição de licença de software de sistema para realizar gestão de demandas. São os sistemas voltados para gestão de tarefas e chamados.

Adquirir licença de software gestão de usuários

Linha de ação deve ser utilizada para aquisição de licença de software de sistema para realizar gestão de usuários.

Adquirir licença de software outro

Linha de ação deve ser utilizada para aquisição de licença de software de outros programas que não estão listados aqui. Pode ser utilizada para comprar ou recebimento de doação. No caso de doação a dotação orçamentária deve ser preenchida com 0 (zero).

Adquirir licença de software suíte de escritório

Linha de ação deve ser utilizada para aquisição de licença de software de escritório (processador de texto, planilhas eletrônicas, etc). Pode ser utilizada para comprar ou recebimento de doação. No caso de doação a dotação orçamentária deve ser preenchida com 0 (zero).

Adquirir suprimentos de informática

Esta linha de ação deve ser utilizada para adquirir suprimentos de informática(mouse, teclado, pendrive, toner de tinta e outros).Pode ser utilizada para comprar ou recebimento de doação. No caso de doação a dotação orçamentária deve ser preenchida com 0 (zero).

Alugar

Alugar ativos de microinformática desktop

Linha de ação deve ser utilizada para realização de processo de contratação de empresa para aluguel de computadores desktop.

Alugar ativos de microinformática notebook

Esta linha de ação deve ser utilizada para realização de processo de contratação de empresa para aluguel de computadores notebook.

Alugar ativos de microinformática projetor

Linha de ação deve ser utilizada para realização de processo de contratação de empresa para aluguel de projetores

Alugar ativos de microinformática scanner

Esta linha de ação deve ser utilizada para realização de processo de contratação de empresa para aluguel de scanners.

Alugar ativos de microinformática servidor

Esta linha de ação deve ser utilizada para realização de processo de contratação de empresa para locação de servidor(es).

Alugar ativos de rede firewall

Esta linha de ação deve ser utilizada para realização de processo de contratação de empresa para locação de equipamento de firewall.

Capacitar

Capacitar equipe BI

Linha de ação deve ser utilizada para contratação de curso/treinamento para capacitação de equipe, ou seja, no mínimo dois funcionários para capacitação em Business Inteligence.

Capacitar equipe COBIT

Linha de ação deve ser utilizada para contratação de curso/treinamento para capacitação de equipe, ou seja, no mínimo dois funcionários para capacitação em COBIT (Control Objectives for Information and Related Technologies).

Capacitar equipe gestão de ativos

Linha de ação deve ser utilizada para contratação de curso/treinamento para capacitação de profissionais da equipe de TI em gestão de ativos (Hardware ou software).

Capacitar equipe gestão de demanda

Linha de ação deve ser utilizada para contratação de curso/treinamento para capacitação de equipe em gestão de demandas. Ou seja, capacitar na gestão de tarefas e chamados.

Capacitar equipe gestão de inservíveis

Linha de ação deve ser utilizada para contratação de curso/treinamento para capacitação de equipe em gestão de equipamentos inservíveis conforme legislação vigente.

Capacitar equipe gestão de sistemas

Linha de ação deve ser utilizada para contratação de curso/treinamento para capacitação de equipe em gestão de sistemas de informação.

Capacitar equipe gestão de usuários

Linha de ação deve ser utilizada para contratação de curso/treinamento para capacitação de equipe em gestão de usuários.

Capacitar equipe ITIL

Linha de ação deve ser utilizada para contratação de curso/treinamento para capacitação de equipe, ou seja, no mínimo dois funcionários para capacitação em ITIL - Information Technology Infrastructure Library.

Capacitar equipe licitação de bens e serviços

Promover a participação de funcionários da equipe em curso de capacitação voltado para licitações de bens e serviços.

Capacitar equipe monitoramento de redes

Promover a participação de funcionários da equipe em curso/treinamento em monitoramento de redes.

Capacitar equipe outro

Promover a participação de funcionários da equipe em curso/treinamento em outros itens não citados aqui. Importante informar o tipo de curso nos detalhes da ação.

Capacitar usuário BI

Promover a participação de funcionários do órgão em curso/treinamento em Business Inteligence (BI).

Capacitar usuário outro

Promover a participação de funcionários do órgão em curso/treinamento em outros itens não citados aqui. Importante informar o tipo de curso nos detalhes da ação.

Capacitar usuário sistema da PMSP

Promover a participação de funcionários do órgão em curso/treinamento em sistemas de informação utilizados na Prefeitura do Município de São Paulo. Exemplos: SEI, SBPM, SOF entre outros.



Contratar

Contratar comunicação internet móvel

Linha de ação deve ser utilizada para contratação de modem 4g ou chip de comunicação para celular, tablet ou qualquer outro equipamento que forneça internet móvel.

Contratar comunicação link

Linha de ação deve ser utilizada para contratação de link de rede/internet.

Contratar comunicação PABX

Linha de ação deve ser utilizada para contratação de equipamento PABX para solução de telefonia interna do Órgão.

Contratar comunicação radiocomunicação

Linha de ação deve ser utilizada para contratação de serviço para fornecimento de comunicação via rádio.

Contratar comunicação telefonia fixa

Linha de ação deve ser utilizada para contratação de serviço de telefonia fixa para uso corporativo. São os contratos firmados com as empresas que fornecem o serviços de telefonia.

Contratar comunicação telefonia móvel

Linha de ação deve ser utilizada para contratação de serviço de telefonia móvel para uso corporativo. Incluindo a disponibilidade de acesso à internet.

Contratar equipe de TI

Linha de ação deve ser utilizada para contratação de profissionais que irão compor a equipe de TI do órgão setorial independente do vínculo empregatício (efetivo, comissionado ou terceirizado).

Contratar manutenção desktop

Linha de ação deve ser utilizada para contratação serviço de manutenção corretiva em computadores desktop.

Contratar manutenção notebook

Linha de ação deve ser utilizada para contratação serviço de manutenção corretiva em notebook.

Contratar SaaS BI

Linha de ação deve ser utilizada para contratação de empresa para prestação serviço de Businees Inteligence.

Contratar SaaS geolocalização

Linha de ação deve ser utilizada para contratação de serviço de geolocalização, como por exemplo API de mapas do google.

Contratar SaaS gestão de ativos

Linha de ação deve ser utilizada para contratação de empresa para prestação de serviços de gestão de ativos. São os sistemas voltados para gestão dos equipamentos de informática.

Contratar SaaS gestão de demanda

Linha de ação deve ser utilizada para contratação de empresa para prestação de serviços de gestão de demanda. São os sistemas voltados para gestão de tarefas e chamados.

Contratar SaaS suíte de escritório

Linha de ação deve ser utilizada para contratação de serviços de SaaS (Software como serviço) para suíte de escritório. Ou seja, processador de texto, planila eletrônica, etc.

Contratar serviço backup

Linha de ação deve ser utilizada para contratação de empresa para prestar serviço de backup de dados.

Contratar serviço cabeamento estruturado

Linha de ação deve ser utilizada para contratação de empresa para prestação de serviços de cabeamento lógico de rede.

Contratar serviço central de atendimento

Linha de ação deve ser utilizada para contratação de empresa para prestação de serviços atendimento ao público por meio de central telefônica e/ou atendimento virtual.

Contratar serviço certificação digital

Linha de ação deve ser utilizada para contratação de serviço de certificação digital. Podendo ou não incluir a leitora ou hub de leitor.

Contratar serviço consultoria

Linha de ação deve ser utilizada para contratação de serviço de consultoria relacionado com atividades que envolvam tecnologia da informação.

Contratar serviço correio eletrônico

Linha de ação deve ser utilizada para contratação de serviço de e-mail.

Contratar serviço desenvolvimento

Linha de ação deve ser utilizada para contratação de empresa para realizar serviços de desenvolvimento de sistemas ou aplicativos

Contratar serviço digitalização

Linha de ação deve ser utilizada para contratação de empresa para prestação de serviços de digitalização de documentos

Contratar serviço fábrica de software

Linha de ação deve ser utilizada para contratar serviço de fábrica de software. Ou seja, a contratação de uma empresa para desenvolvimento ou melhorias de sistemas do órgão.

Contratar serviço helpdesk e suporte

Linha de ação deve ser utilizada para contratar serviço de helpdesk e suporte. Ou seja, a contratação de uma empresa para prestar serviço de helpdesk, suporte ou manutenção de sistemas de informação ou equipamentos.

Contratar serviço Hospedagem

Linha de ação deve ser utilizada para contratação de serviços de hospedagem em nuvem.

Contratar serviço IaaS

Linha de ação deve ser utilizada para contratação de serviços de IaaS (Infraestrutura como serviço).

Contratar serviço impressão

Linha de ação deve ser utilizada para contratação de empresa para prestação de serviços de impressão

Contratar serviço impressão e digitalização

Linha de ação deve ser utilizada para contratação de empresa para prestação de serviços de impressão e digitalização

Contratar serviço manutenção de TIC

Linha de ação deve ser utilizada para contratação de serviços de manutenção preventiva ou corretiva de equipamentos de TIC. Nessa ação deve ser informada a periodicidade do contrato e tempo de duração.

Contratar serviço manutenção datacenter

Linha de ação deve ser utilizada para contratação de serviços relacionados com manutenção de datacenter ou espaço de trabalho das equipes de TI.

Contratar serviço mensageria

Linha de ação deve ser utilizada para contratação de serviço que intermediará a comunicação entre dois ou mais sistemas.

Contratar serviço PaaS

Linha de ação deve ser utilizada para contratação de serviços de PaaS (Plataforma como serviço).

Contratar serviço recuperação de dados

Linha de ação deve ser utilizada para contratação de serviços de recuperação de dados em Disco Rígido (HD), storages, pendrives ou Banco de dados.

Contratar serviço segurança e acesso

Linha de ação deve ser utilizada para contratação de serviço de segurança de acesso em ambientes, incluindo catraca eletrônica e câmeras de segurança.

Contratar serviço wi-fi

Linha de ação deve ser utilizada para contratação de serviços de wi-fi. Ela pode ser utilizada para rede wi-fi interna ou para uso dos munícipes (rede guest)

Contratar sustentação Prodam

Linha de ação deve ser utilizada para contratação de serviços de sustentação de sistemas, disco virtual e outros serviços da PRODAM.

Desenvolver

Desenvolver Aplicativo nativo

Linha de ação deve ser utilizada para registrar a proposta de desenvolvimento de aplicativo móvel com código fonte nativo. São os aplicativos que são baixados através da loja do sistema operacional, por vezes trabalham offline e possuem acesso aos recursos do dispositivo como câmera e localização.

Desenvolver Aplicativo web

Linha de ação deve ser utilizada para registrar a proposta de desenvolvimento de aplicativo móvel no formato web. Podemos dizer que um aplicativo Web não é um verdadeiramente um programa, mas uma página da internet que se comporta como um programa, pois ele em regra não é capaz de acessar alguns elementos do dispositivo móvel.Normalmente, para acessar um aplicativo web, os usuários acessam uma URL específica e instalam o aplicativo na tela principal, criando um atalho até a página do Web App. Aplicativos Web precisam apenas de um design de aplicativo com uma interface móvel e costumam ser desenvolvidos em linguagem HTML5, CSS3 e JS.

Desenvolver Aplicativo híbrido

Linha de ação deve ser utilizada para registrar a proposta de desenvolvimento de aplicativo móvel híbrido. Os aplicativos híbridos são diferentes dos nativos e web apps, pois utilizam as duas tecnologias para funcionar tanto como aplicativo nativo quanto web apps. Por conta disso, esses apps estão embasados em uma linguagem diferente, seja ela JavaScript, HTML ou CSS. Então, é possível acessar o app pelo browser mas também baixá-lo em uma loja de aplicativos. São os aplicativos que são baixados através da loja do sistema operacional, por vezes trabalham offline e possuem acesso aos recursos do dispositivo como câmera e localização.

Desenvolver Barramento de Sistemas

Linha de ação deve ser utilizada para registrar a proposta de desenvolvimento interno e implantação de um barramento de sistemas.

Desenvolver sistema de informação BI

Linha de ação deve ser utilizada para registrar a proposta de desenvolvimento interno de sistema de informação de Business inteligence.

Desenvolver sistema de informação gestão de ativos

Linha de ação deve ser utilizada para registrar a proposta de desenvolvimento interno de sistema de gestão de ativos.

Desenvolver sistema de informação gestão de sistemas

Linha de ação deve ser utilizada para registrar a proposta de desenvolvimento interno de sistema de gestão de sistemas.

Desenvolver sistema de informação gestão de usuários

Linha de ação deve ser utilizada para registrar a proposta de desenvolvimento interno de sistema de gestão de usuários.

Desenvolver sistema de informação outro

Linha de ação deve ser utilizada para registrar a proposta de desenvolvimento interno de outros tipos de sistemas de informação. Detalhar a descrição do sistema nos detalhes desta linha de ação.

Desenvolver sistema de informação para baixa plataforma

Linha de ação deve ser utilizada para registrar a proposta de desenvolvimento interno de sistema de informação para baixa plataforma. Importante justificar a necessidade de utilizar a baixa plataforma.

Desenvolver sítio acessível

Linha de ação deve ser utilizada para registrar a proposta de desenvolvimento interno de site com os padrões de acessibilidade.

Documentar e publicar

Documentar e Publicar base de dados em formato aberto

Linha de ação deve ser utilizada para registrar a proposta de documentar e publicar uma base de dados em formato aberto seguindo a legislação vigente da Lei de Acesso à Informação (LAI).

Documentar e Publicar base de dados metadados

Linha de ação deve ser utilizada para registrar a proposta de documentar e publicar uma base de dados no formato de metadados seguindo a legislação vigente da Lei de Acesso à Informação (LAI).

Documentar e Publicar catálogo de sistemas

Linha de ação deve ser utilizada para registrar a proposta de documentar e publicar catálogo de sistemas que foram desenvolvidos ou são gerenciados pelo órgão.

Documentar e Publicar catálogo de serviços ao cidadão

Linha de ação deve ser utilizada para registrar a proposta de documentar e publicar catálogo com os serviço que são oferecidos ao cidadão que utilizam algum sistema de informação do órgão.

Documentar e Publicar inventário ativos de microinformática

Linha de ação deve ser utilizada para registrar a proposta de documentar e publicar o inventário de ativos de microinformática pertencentes ao órgão.

Documentar e Publicar inventário ativos de rede

Linha de ação deve ser utilizada para registrar a proposta de documentar e publicar o inventário de ativos de rede pertencentes ao órgão. (switches, roteadores, etc)

Documentar e Publicar inventário licenças de software

Linha de ação deve ser utilizada para registrar a proposta de documentar e publicar o inventário das licenças de software pertencentes ao órgão.

Documentar e Publicar política de segurança da informação

Linha de ação deve ser utilizada para registrar a proposta de documentar e publicar uma política de segurança da informação local.

Documentar e Publicar processos de gestão

Linha de ação deve ser utilizada para registrar a proposta de documentar e publicar processos de gestão relacionados com tecnologia de informação. Exemplo: processo de utilização de sistema interno, gestão de usuários de um sistema, gestão do parque tecnológico, etc.

Documentar e Publicar processos gestão de usuários

Linha de ação deve ser utilizada para registrar a proposta de documentar e publicar processos de gestão de usuários da rede PRODAM ou qualquer outro sistema que o órgão utilize. Essa ação visa atender os critérios estabelecidos no quadro "medalhas" do PETIC.



Eliminar

Eliminar base de dados redundante

Linha de ação deve ser utilizada para registrar proposta de eliminar bases de dados redundantes. Importante descrever qual base de dados será eliminada e qual será utilizada no lugar da atual se houver.

Eliminar ativos de TI inservíveis

Linha de ação deve ser utilizada para registrar a proposta de realizar a baixa de ativos de TI considerados inservíveis. Importante destacar detalhadamente quais itens serão eliminados e justificar o motivo que os torna inservíveis.

Eliminar sistema de informação redundante

Linha de ação deve ser utilizada para registrar proposta de eliminar sistema de informação redundante. Importante descrever qual sistema será eliminado e qual será utilizado no lugar da atual se houver.

Implantar

Implantar acessibilidade em site ou sistema

Linha de ação deve ser utilizada para registrar a proposta de implantar padrões de acessibilidade para usuários com deficiência visual ou auditiva.

Implantar expansão de rede

Linha de ação deve ser utilizada para registrar a proposta de realizar a expansão da rede lógica do órgão utilizando mão de obra própria. Caso seja realizada a contratação de uma empresa para prestação de serviço, o órgão deve utilizar a linha de ação "Contratar serviço cabeamento estruturado".

Implantar sistema de informação BI

Linha de ação deve ser utilizada para registrar a proposta de implantar sistema de informação do tipo BI. Deve ser utilizado nos casos e implantação de sistema opensource ou soluções de outros órgão.

Implantar sistema de informação gestão de ativos

Linha de ação deve ser utilizada para registrar a proposta de implantar sistema de informação de gestão de ativos

Implantar sistema de informação gestão de demanda

Linha de ação deve ser utilizada para registrar a proposta de implantar sistema de informação de gestão de demandas. São os sistemas voltados para gestão de tarefas e chamados.

Implantar sistema de informação gestão de licenças de software

Linha de ação deve ser utilizada para registrar a proposta de implantar sistema de informação de gestão de licenças de software. Esse sistema tem como finalidade monitorar as licenças de software adquiridas que estão próximas do vencimento, gerenciar quantas estão em uso e otimizar a utilização das licenças.

Implantar sistema de informação gestão de sistemas

Linha de ação deve ser utilizada para registrar a proposta de implantar sistema de informação de gestão de sistemas. Sistema tem como finalidade gerenciar todos os sistemas de informação utilizados por um órgão visando diminuir redundância de dados e controlar os responsáveis e as competência dos servidores perante os sistemas.

Implantar sistema de informação gestão de usuários

Linha de ação deve ser utilizada para registrar a proposta de implantar sistema de informação de gestão de usuários. Sistema tem como finalidade gerenciar os usuários da rede PRODAM ou também usuários de outros sistemas utilizados pelo órgão. Visa atingir os objetivos propostos no quesito "medalhas" de gestão de usuários do PETIC.

Implantar sistema de informação licitação de bens e serviços

Linha de ação deve ser utilizada para registrar a proposta de implantar sistema de informação para licitação de bens e serviços. O objetivo deste sistema é organizar e padronizar a licitação de bens e serviços conforme a legislação vigente.

Implantar sistema de informação NOC

Linha de ação deve ser utilizada para registrar a proposta de implantar sistema de informação NOC (Network Operation Center). O centro de operações em rede tem a finalidade de monitorar e gerir os eventos de TI. Através de softwares específicos, uma equipe especializada monitora os alertas gerados pelos ativos de TI. Ativos de TI são os computadores, roteadores, gateways, etc. Essa equipe atua de forma preventiva e proativa com o objetivo de manter o ambiente de TI o mais estável possível.

Implantar sistema de informação outro

Linha de ação deve ser utilizada para registrar a proposta de implantar sistema de informação que não está especificado anteriormente. É possível registrar sistemas ou aplicativos. Em caso de doação a dotação orçamentária e os valores devem ser preenchidos com 0 (zero).

Implantar solução backup

Linha de ação deve ser utilizada para registrar a proposta de implantar uma solução de backup de dados no órgão realizado pela própria equipe de TI do órgão.