MobiLab

De Wiki - Prefeitura do Município de São Paulo
Ir para: navegação, pesquisa

Iniciativa que estimula a criação e desenvolvimento de soluções que contribuam para a melhoria da gestão da mobilidade urbana e que garantam inovação, transparência e participação.

Criado em 2013 pela Secretaria Municipal de Transportes (SMT) da Prefeitura do Município de São Paulo (PMSP), o Laboratório de Mobilidade Urbana e Protocolos Abertos da Cidade de São Paulo (MobiLab), é uma iniciativa que busca propiciar o desenvolvimento de medidas que possibilitem a melhoria das gestões de trânsito, transporte e mobilidade urbana de São Paulo. Uma de suas primeiras ações foi a abertura, em tempo real, da localização geográfica dos ônibus em toda a cidade através de uma API (Application Programming Interface), feito até então inédito na América Latina.

O MobiLab também faz parte das medidas de governo aberto da Prefeitura, visto que disponibiliza dados a respeito dos coletivos da cidade, além de permitir a obtenção de informações sobre custos, receitas e investimentos realizados no transporte público.O MobiLab é o primeiro espaço de coworking público do país e promove a interação entre técnicos da CET, SMT, SPTrans, empresas e startups, terceiro setor e universidades.

Site:

MobiLab

Notícias Relacionadas:

Prefeitura de São Paulo lança o 1º Programa de Residência para startups de Mobilidade Urbana