Mudanças entre as edições de "Carta de Serviços"

De Wiki - Prefeitura do Município de São Paulo
Ir para: navegação, pesquisa
m (D849021 moveu a página Guia de Serviços para Carta de Serviços)
Linha 1: Linha 1:
A Carta de Serviços é o conjunto de informações sobre os serviços prestados pela Prefeitura e sobre como acessá-los, orientando a população de forma simples e transparente e aumentando a satisfação em relação à administração municipal.
+
A Carta de Serviços da Prefeitura é o conjunto de informações sobre serviços prestados pela Prefeitura de São Paulo e sobre como acessá-los, orientando a população de forma simples e transparente e aumentando a satisfação em relação à administração municipal. A Carta é um instrumento da Política de Atendimento ao Cidadão e está normatizada com ela (Decreto Municipal 58.426 de 18 de setembro de 2018).
  
A Carta visa facilitar a vida dos munícipes ao permitir que eles conheçam informações básicas sobre os serviços e os requisitos para solicitá-los antes de procurar a Prefeitura, evitando surpresas durante o processo e aumentando a credibilidade e a satisfação em relação à administração pública.  
+
Seu objetivo é “informar os cidadãos sobre os serviços públicos que podem ser prestados, as formas de acesso a esses serviços, os respectivos compromissos dos órgãos e entidades prestadores de serviços e os padrões de qualidade de atendimento ao público.
  
A principal inovação trazida pela Carta de Serviços é a consolidação e disponibilização de informações básicas sobre cerca de 700 serviços prestados pela Prefeitura de São Paulo, em um único local, podendo ser consultado no [[Portal de Atendimento SP156]], no [[Aplicativo SP156]], nas Praças de Atendimento das Prefeituras Regionais e na Central telefônica SP156 (via módulo atendimento do [[SIGRC]]).
+
A Carta de Serviços é uma evolução do Guia de Serviços (lançado em novembro de 2016 no Portal de Atendimento SP156) e preserva a inovação de ter o mesmo conteúdo em qualquer dos canais - [[Portal de Atendimento SP156]], no [[Aplicativo SP156]], nas Praças de Atendimento das Subprefeituras, na Central telefônica SP156 e nos Descomplica SP (via módulo atendimento do [[SIGRC]]). Na carta, há as seguintes informações sobre serviços prestados:
 +
* O que é;
 +
* Quando solicitar;
 +
* Público-alvo (novo);
 +
* Requisitos, documentos e informações;
 +
* Prazo máximo;
 +
* Taxas ou preço público;
 +
* Canais para solicitar;
 +
* Principais etapas;
 +
* Legislação;
 +
* Observações;
 +
* Órgão responsável (novo);
 +
* Manifestação sobre o serviço (novo).
  
A Carta de Serviços oferece as seguintes informações:
+
As informações disponibilizadas e suas respectivas atualizações devem ser solicitadas por pontos focais indicados pelos gabinetes de órgãos ou entes responsáveis pela prestação de serviços, com apoio da Coordenadoria de Atendimento ao Cidadão e Modernização em Serviços Públicos (CASP) da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT).
* O que é o serviço;
 
* Quando solicitar;
 
* Canais de atendimento para solicitar o serviço;
 
* Requisitos, Documentos e Informações para solicitar o serviço;
 
* Legislação/norma que regula o serviço;
 
* Taxas cobradas;
 
* Prazo para prestação do serviço;
 
* Principais etapas do serviço/passo a passo;
 
  
== Criação e implantação da Carta de Serviços ==
+
Os órgãos e as entidades também precisam publicar em seus sítios eletrônicos na internet, o Quadro Geral de Serviços Públicos, com o respectivo link para acesso às informações relativas aos seus serviços, na Carta de Serviços. O primeiro quadro publicado no início de 2019 foi o da SMIT.
  
A Carta de Serviços foi instituído pela Portaria 34, de 1º de fevereiro de 2016. A sua elaboração foi articulada pela Coordenadoria de Atendimento ao Cidadão (CAC/SMIT), em parceria com 25 órgãos da Prefeitura de São Paulo, entre secretarias, autarquias, e empresas públicas. Para isso, as chefias dos respectivos gabinetes designaram dois pontos focais, que por sua vez, coordenaram o trabalho dentro de suas unidades, de modo a levantar e organizar as informações que deram origem à Carta de Serviços.
+
== Criação e implantação do Guia de Serviços ==
  
A elaboração da Carta de Serviços partiu da identificação dos serviços prestados pela PMSP. Incialmente os órgãos revisaram o menu de serviços disponíveis na Central de Atendimento 156 e no antigo SAC, composto por 1.265 serviços.  
+
O Guia de Serviços foi instituído pela Portaria 34, de 1º de fevereiro de 2016. A sua elaboração foi articulada pela Coordenadoria de Atendimento ao Cidadão e Modernização em Serviços Públicos (CASP/SMIT), em parceria com 25 órgãos da Prefeitura de São Paulo, entre secretarias, autarquias e empresas públicas. Para isso, as chefias dos respectivos gabinetes designaram dois pontos focais, que por sua vez, coordenaram o trabalho dentro de suas unidades, de modo a levantar e organizar as informações que deram origem ao Guia de Serviços.
 +
A elaboração do Guia de Serviços partiu da identificação dos serviços prestados pela PMSP. Inicialmente os órgãos revisaram o menu de serviços disponíveis na Central de Atendimento 156 e no antigo SAC (Sistema de Atendimento ao Cidadão), composto por 1.265 serviços (divididos em dois níveis: assunto e subassunto).
 +
O exame desse material revelou a adoção de uma linguagem técnica e excessivamente burocrática por parte da Prefeitura de São Paulo, serviços duplicados (em alguns casos sob a competência de órgãos distintos), serviços com nenhuma ou pouca solicitação e até mesmo serviços que não eram de competência da administração pública municipal. Diante desse diagnóstico, foi feito uma requalificação e tratamento deste menu, que envolveu:
  
O exame desse material revelou a adoção de uma linguagem técnica e burocrática por parte da Prefeitura de São Paulo, serviços duplicados (em alguns casos sob a competência de órgãos distintos), serviços com nenhuma ou pouca solicitação e até mesmo serviços que não eram de competência da administração pública municipal. Diante desse diagnóstico, foi feito um tratamento neste menu, que envolveu:
+
* Definição da competência pela prestação dos serviços;
 +
* Agrupamento de serviços afins em um único item;
 +
* Incorporação uma linguagem clara, simples e de fácil compreensão.
  
* Definição da competência pela prestação dos serviços;
+
O trabalho realizado resultou em um menu mais conciso, com cerca de 300 itens, estruturado em três níveis (tema, assunto e serviço) a localização do serviço pelos usuários do Portal de Atendimento SP156, operadores da Central 156 e servidores das praças de atendimento das Subprefeituras.
* Agrupamento de serviços afins em um único item;
+
Cabe destacar, contudo, que o Guia de Serviços não contemplou apenas os serviços disponíveis nos canais SP156. Para além deles, o projeto mapeou e levantou informações sobre cerca de 400 serviços municipais disponíveis em outros canais de atendimento da Prefeitura. Essa ação foi substancial, dado que as informações sobre esses serviços se encontravam pulverizadas nas páginas e portais das diversas secretarias.
* Incorporação uma linguagem cidadã, simples e de fácil compreensão.  
 
  
O trabalho realizado resultou em um menu mais conciso e claro, com cerca de 300 itens, facilitando a localização do serviço pelos usuários do Portal de Atendimento, operadores da Central 156 e servidores das praças de atendimento das Prefeituras Regionais.
+
== Criação e implantação da Carta de Serviços ==
  
Cabe destacar, contudo, que a Carta de Serviços não contempla apenas os serviços disponíveis nos canais SP156. Para além deles, o projeto mapeou e levantou informações sobre cerca de 400 serviços municipais disponíveis em outros canais de atendimento da Prefeitura. Essa ação foi substancial, dado que as informações sobre esses serviços se encontravam pulverizadas nas páginas e portais das diversas secretarias.  
+
Com a publicação da Política de Atendimento ao Cidadão, Decreto 58.426, de 18 de setembro de 2018, o Guia de Serviços passou a ser chamado Carta de Serviços, conforme tratado na Lei 13.460, de 26 de junho de 2017. A Prefeitura de São Paulo, então, identificou pontos focais titulares e suplentes de órgãos e de entidades municipais para o trabalho de revisão do material existente e expansão no formato Carta de Serviços. No início de 2019, a prefeitura conta com cerca de 1.000 serviços, dos quais aproximadamente 400 podem ser solicitados por algum dos canais SP156.
  
Mas o projeto da Carta de Serviços não para por aqui! Ele está em constante atualização e ampliação, com a revisão das informações existentes e a inclusão de novos serviços.  
+
A transformação de todas as informações do antigo formato Guia para o formato Carta de Serviços está sendo coordenado pela CASP/SMIT. Ao longo desse processo, também haverá a expansão para órgãos que ainda não possuem serviços nos canais SP156.  
  
== Órgãos contemplados na Carta de Serviços ==
+
== Órgãos e entidades contemplados na Carta de Serviços ==
  
 
Atualmente, a Carta de Serviços oferece informações sobre serviços dos seguintes órgãos:
 
Atualmente, a Carta de Serviços oferece informações sobre serviços dos seguintes órgãos:
Linha 39: Linha 46:
 
* Companhia de Engenharia de Trafego (CET)
 
* Companhia de Engenharia de Trafego (CET)
 
* Controladoria Geral do Município (CGM)
 
* Controladoria Geral do Município (CGM)
* Coordenação de Vigilância em Saúde (COVISA)
 
* Departamento de Iluminação Pública (ILUME)
 
 
* Guarda Civil Metropolitana (GCM)
 
* Guarda Civil Metropolitana (GCM)
 +
* Procuradoria Geral do Município (PGM)
 
* São Paulo Obras (SPObras)
 
* São Paulo Obras (SPObras)
 
* São Paulo Transporte (SPTrans)
 
* São Paulo Transporte (SPTrans)
Linha 47: Linha 53:
 
* Secretaria Municipal Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS)
 
* Secretaria Municipal Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS)
 
* Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED)
 
* Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED)
 +
* Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDTE)
 +
* Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU)
 
* Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC)
 
* Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC)
 
* Secretaria Municipal de Educação (SME)
 
* Secretaria Municipal de Educação (SME)
* Secretaria Municipal de Esportes (SEME)
 
 
* Secretaria Municipal da Fazenda (SF)
 
* Secretaria Municipal da Fazenda (SF)
* Secretaria Municipal de Gestão (SMG)
+
* Secretaria Municipal de Gestão (SG)
 +
* Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB)
 
* Secretaria Municipal de Justiça (SMJ)
 
* Secretaria Municipal de Justiça (SMJ)
* Secretaria Municipal de Prefeituras Regionais (SMPR)
+
* Secretaria Municipal de Subprefeituras (SMSUB)
 
* Secretaria Municipal de Saúde (SMS)
 
* Secretaria Municipal de Saúde (SMS)
 
* Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU)
 
* Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU)
* Secretaria Municipal de Serviços e Obras (SMSO)
 
 
* Secretaria Municipal de Transportes (SMT)
 
* Secretaria Municipal de Transportes (SMT)
* Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL)
 
* Secretaria Municipal de Trabalho e Empreendedorismo (SMTE)
 
 
* Serviço Funerário do Município de São Paulo (SFMSP)
 
* Serviço Funerário do Município de São Paulo (SFMSP)

Edição das 15h43min de 29 de abril de 2019

A Carta de Serviços da Prefeitura é o conjunto de informações sobre serviços prestados pela Prefeitura de São Paulo e sobre como acessá-los, orientando a população de forma simples e transparente e aumentando a satisfação em relação à administração municipal. A Carta é um instrumento da Política de Atendimento ao Cidadão e está normatizada com ela (Decreto Municipal 58.426 de 18 de setembro de 2018).

Seu objetivo é “informar os cidadãos sobre os serviços públicos que podem ser prestados, as formas de acesso a esses serviços, os respectivos compromissos dos órgãos e entidades prestadores de serviços e os padrões de qualidade de atendimento ao público.”

A Carta de Serviços é uma evolução do Guia de Serviços (lançado em novembro de 2016 no Portal de Atendimento SP156) e preserva a inovação de ter o mesmo conteúdo em qualquer dos canais - Portal de Atendimento SP156, no Aplicativo SP156, nas Praças de Atendimento das Subprefeituras, na Central telefônica SP156 e nos Descomplica SP (via módulo atendimento do SIGRC). Na carta, há as seguintes informações sobre serviços prestados:

  • O que é;
  • Quando solicitar;
  • Público-alvo (novo);
  • Requisitos, documentos e informações;
  • Prazo máximo;
  • Taxas ou preço público;
  • Canais para solicitar;
  • Principais etapas;
  • Legislação;
  • Observações;
  • Órgão responsável (novo);
  • Manifestação sobre o serviço (novo).

As informações disponibilizadas e suas respectivas atualizações devem ser solicitadas por pontos focais indicados pelos gabinetes de órgãos ou entes responsáveis pela prestação de serviços, com apoio da Coordenadoria de Atendimento ao Cidadão e Modernização em Serviços Públicos (CASP) da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT).

Os órgãos e as entidades também precisam publicar em seus sítios eletrônicos na internet, o Quadro Geral de Serviços Públicos, com o respectivo link para acesso às informações relativas aos seus serviços, na Carta de Serviços. O primeiro quadro publicado no início de 2019 foi o da SMIT.

Criação e implantação do Guia de Serviços

O Guia de Serviços foi instituído pela Portaria 34, de 1º de fevereiro de 2016. A sua elaboração foi articulada pela Coordenadoria de Atendimento ao Cidadão e Modernização em Serviços Públicos (CASP/SMIT), em parceria com 25 órgãos da Prefeitura de São Paulo, entre secretarias, autarquias e empresas públicas. Para isso, as chefias dos respectivos gabinetes designaram dois pontos focais, que por sua vez, coordenaram o trabalho dentro de suas unidades, de modo a levantar e organizar as informações que deram origem ao Guia de Serviços. A elaboração do Guia de Serviços partiu da identificação dos serviços prestados pela PMSP. Inicialmente os órgãos revisaram o menu de serviços disponíveis na Central de Atendimento 156 e no antigo SAC (Sistema de Atendimento ao Cidadão), composto por 1.265 serviços (divididos em dois níveis: assunto e subassunto). O exame desse material revelou a adoção de uma linguagem técnica e excessivamente burocrática por parte da Prefeitura de São Paulo, serviços duplicados (em alguns casos sob a competência de órgãos distintos), serviços com nenhuma ou pouca solicitação e até mesmo serviços que não eram de competência da administração pública municipal. Diante desse diagnóstico, foi feito uma requalificação e tratamento deste menu, que envolveu:

  • Definição da competência pela prestação dos serviços;
  • Agrupamento de serviços afins em um único item;
  • Incorporação uma linguagem clara, simples e de fácil compreensão.

O trabalho realizado resultou em um menu mais conciso, com cerca de 300 itens, estruturado em três níveis (tema, assunto e serviço) a localização do serviço pelos usuários do Portal de Atendimento SP156, operadores da Central 156 e servidores das praças de atendimento das Subprefeituras. Cabe destacar, contudo, que o Guia de Serviços não contemplou apenas os serviços disponíveis nos canais SP156. Para além deles, o projeto mapeou e levantou informações sobre cerca de 400 serviços municipais disponíveis em outros canais de atendimento da Prefeitura. Essa ação foi substancial, dado que as informações sobre esses serviços se encontravam pulverizadas nas páginas e portais das diversas secretarias.

Criação e implantação da Carta de Serviços

Com a publicação da Política de Atendimento ao Cidadão, Decreto 58.426, de 18 de setembro de 2018, o Guia de Serviços passou a ser chamado Carta de Serviços, conforme tratado na Lei 13.460, de 26 de junho de 2017. A Prefeitura de São Paulo, então, identificou pontos focais titulares e suplentes de órgãos e de entidades municipais para o trabalho de revisão do material existente e expansão no formato Carta de Serviços. No início de 2019, a prefeitura conta com cerca de 1.000 serviços, dos quais aproximadamente 400 podem ser solicitados por algum dos canais SP156.

A transformação de todas as informações do antigo formato Guia para o formato Carta de Serviços está sendo coordenado pela CASP/SMIT. Ao longo desse processo, também haverá a expansão para órgãos que ainda não possuem serviços nos canais SP156.

Órgãos e entidades contemplados na Carta de Serviços

Atualmente, a Carta de Serviços oferece informações sobre serviços dos seguintes órgãos:

  • Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (AMLURB)
  • Companhia de Engenharia de Trafego (CET)
  • Controladoria Geral do Município (CGM)
  • Guarda Civil Metropolitana (GCM)
  • Procuradoria Geral do Município (PGM)
  • São Paulo Obras (SPObras)
  • São Paulo Transporte (SPTrans)
  • Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA)
  • Secretaria Municipal Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS)
  • Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED)
  • Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDTE)
  • Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU)
  • Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC)
  • Secretaria Municipal de Educação (SME)
  • Secretaria Municipal da Fazenda (SF)
  • Secretaria Municipal de Gestão (SG)
  • Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB)
  • Secretaria Municipal de Justiça (SMJ)
  • Secretaria Municipal de Subprefeituras (SMSUB)
  • Secretaria Municipal de Saúde (SMS)
  • Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU)
  • Secretaria Municipal de Transportes (SMT)
  • Serviço Funerário do Município de São Paulo (SFMSP)